sábado, 30 de maio de 2009

V for Vendetta

Fala galëre!
Vou falar um pouco sobre o filme que deu origem ao nome do blog: V for Vendetta (V de Vingança)

Sinopse:

Passado numa Londres totalitária do futuro, V de Vingança conta a história de Evey (Natalie Portman de Star Wars), uma jovem doce e tranquila que é salva de uma situação de vida ou morte por um vigilante mascarado, conhecido apenas por "V" (Hugo Weaving de Matrix). Incomparavelmente carismático e ferozmente dotado na arte do combate e do logro, V, um anarquista convicto, dá início a uma revolução quando detona dois marcos da cidade de Londres e toma o controle das ondas de rádio e TV, surgindo os seus concidadãos a rebelarem-se contra a tirania e opressão. À medida que Evey descobre a verdade sobre o misterioso V, ela descobre também algumas verdades sobre si própria e assim emerge uma inesperada aliada no plano para trazer liberdade e justiça a uma sociedade marcada pela crueldade e corrupção.

Curiosidades:

  • O enredo mostra a ascensão, o auge e queda de um regime totalitário futurista firmado na Inglaterra.

  • O nome do ditador deste regime é Adam Sutler, que em muito se parece com o de Adolf Hitler.

  • No enredo, a bandeira do partido que sustentava o regime totalitário possuía um símbolo com formas geométricas e ângulos retos, tal qual a suástica nazista. Além disto, a bandeira era de cores preta e vermelha, uma inversão das cores utilizadas pelo Partido da Social Democracia Alemão (Partido Nazista).

  • A história do ditador Sutler é quase igual a de Adolf Hitler, em especial no que tange a sua ascensão junto ao partido e sua ascensão ao governo.

  • O regime nazista atribuía a culpa dos problemas alemães, após o Tratado de Versalhes, aos judeus. Além dos judeus, inciaram perseguição às testemunhas de Jeová, aos ciganos, aos homossexuais e aos deficientes físicos. O regime fictício do enredo atribuía a culpa pelo atentado ocorrido no metrô e na escola aos muçulmanos, e fomentando, posteriormente, também, a perseguição contra homossexuais.

  • No enredo, o regime de Sutler cria campos de concentração tais quais os da Alemanha nazista.

  • Existe no enredo uma polícia secreta, chamada, em português, de Dedos (inglês: Fingers); no regime nazista, havia a polícia secreta, a Gestapo.

  • Há uma forte crítica ao clero no enredo, mostrando escândalos de pedofilia, assassinatos, e busca pelo poder por parte de certos indivíduos.

Fonte: Wikipedia



Já vi o filme várias vezes e recomendo, acho massa bagarai.

See ya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário