segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Antes do Big-Bang

Não existe uma teoria comprovada, e provavelmente ainda levará muito tempo para descobrirmos o que aconteceu antes do Big-Bang. Isso porque o próprio conceito do big-bang (“grande explosão”) ainda é polêmico. Ele estipula que o Universo surgiu de um ponto (ou “singularidade”) sem volume, mas com densidade e temperatura monstruosos, quase incalculáveis. Para completar, diz ainda que as leis da física conhecidas não se aplicariam no seu caso. Por causa disso, muitos cientistas duvidam da Teoria do Big-Bang e sugerem outros modelos para a formação do Universo. Entre os que acreditam que a grande explosão tenha acontecido, porém, a teoria M é uma das mais aceitas para explicar o que havia antes de tudo.


Veja as principais teorias:

GRANDE ACIDENTE (1969)
Nosso Universo é composto de uma série de forças que se anulam. A energia resultante é zero. Se o Universo é um zero absoluto, nada é preciso para originá-lo! É o que dizem os acidentalistas: antes do Universo não havia tempo, espaço ou matéria. Por acidente, uma “flutuação” nessa espécie de vácuo originou o nosso Universo. Seu formulador foi o físico Edward P. Tryon, do Hunter College (EUA).

TEORIA M (1995)
Existem universos paralelos ao nosso. O big-bang teria sido resultado do choque entre dois deles: a energia da colisão teria gerado a matéria e a energia em nosso Universo. E mais: o big-bang pode ter sido apenas o último choque de uma série, sendo que os universos deverão se colidir de novo no futuro. Seus formuladores foram os adeptos da Teoria das Supercordas e professores da Universidade de Princeton (EUA),

GRAVIDADE QUÂNTICA EM LOOP (2007)
Existia antes um outro universo, que encolheu gradativamente até um minúsculo ponto, que então sofreu o big-bang e virou o Universo atual. E nós estamos fadados ao mesmo destino: nosso Universo irá crescer até certo tamanho, então começará a diminuir até que não possa mais encolher e vire um universo novo. Pesquisador: Martin Bojowald, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA) e seguidores.


FLECHA DO TEMPO (2008)
Nosso Universo teria “pipocado” dentro de um universo mãe feito de um tipo de vácuo gigante. Na verdade, esta teoria tenta explicar por que o tempo só anda em uma direção: porque foi ordenado assim desde o começo. Fora de nosso Universo, porém, as leis da física relacionadas ao tempo poderiam ser diferentes. Foram os cientistas da Sociedade Astronômica Americana e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) que bolaram essa teoria.

12 comentários:

  1. Teorias e mais teorias... o que eu só quero é viver a minha vida

    ResponderExcluir
  2. Cara, ficou muito legal seu post. Gosto pra caramba dessas teorias bem complexas e que dão espaço à imaginação.

    ResponderExcluir
  3. na verdade o universo surgiu de um peido de um gigante!!!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade foi de uma Catarrada de um Gigante =D

    ResponderExcluir
  5. A minha teoria é que tinha duas bolas de ping-pong ai elas bateram formando o universo...então tudo caiu em cima de um pudim q um gigante gigantesco monstruoso comeu e soltou um arroto formando o big-bang e o nome vem de BIG-grande BANG- do som q uma arma faz por isso eh uma grande arma agora essa eh uma teoria seria...No começo naum tinha nada só o vacuo então de uma unica celula surgiu durante zinzilhões de anos 2 grandes planetas ou seja 2 Grandes Armas e essa celula veio do unico milimetro de ar q tinha lá e esse ar... Só isso falows ASS:Vitor Galvão

    ResponderExcluir
  6. ...a galera confundi teoria com hipótese...
    essas teorias, são possíveis matematicamente, baseadas em hipóteses e descrições lógicas e plausíveis. não são simplesmente suposições esdrúxulas ou de mentes fantasiosas.....para chegar nesse nível de afirmação ambas tiveram que passar (e passam) por infinitos filtros de rejeição e se ainda são ponderadas é por que nada aconteceu para que as anulassem (apesar de que algumas já possuem mais mérito do que outras)...a questão é que e mesmo que fossem fantasiosas e/ou um tanto exageradas explicariam muito mais que "...e foi deus que criou tudo..." ass: Patrick Simões Dias

    ResponderExcluir
  7. hahahaah foi uma tartaruga que vomitou o universo !!!

    ResponderExcluir
  8. Teorias e mais teorias... o que eu só quero é viver a minha vida +1

    ResponderExcluir
  9. foi a tartaruga do seu pai que vomitou tudo...kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. como o nada pode criar alguma coisa, se ele nada cria, já que o nada é nada e nada cria?
    O universo não surgiu por acaso, nem do nada, impossível isso! Só doido acredita nessas babuzeiras de intelectuais que se são vazios!
    Por isso que eles não sabem de onde são e nem p/ onde irão... Bando de loucos!

    ResponderExcluir
  11. Não gostei (das teorias, o post foi bom)
    pois a maioria é basicamente:
    "Olha, só sei que veio de outro universo!"
    ¬¬
    E o outro universo heim jonas brothers?

    ResponderExcluir